Você já passou pelas ruas e viu pessoas praticamente sem esperança de vida, procurando ajuda, sem terem o que comer, sujas, malcheirosas, doentes, com olhares abatidos? Se sim, provavelmente, já percebeu que a maioria das pessoas ao redor sequer se importam com a situação de quem está precisando de ajuda. O que fazer em casos assim?
“Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte. Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. [...]”
{Provérbios 24:11-12}
Agir! Eis a palavra-chave. Vou te propor um desafio: Quando você encontrar nas ruas alguém que esteja em uma situação parecida com a descrita no começo do post, se proponha a ajuda-la; Primeiro, peça direção e sabedoria ao Senhor e depois vá em frente: Cumprimente a pessoa, procure saber o nome dela, como está, do que ela precisa, comece se importando com ela. Talvez você ache pouco, mas o Senhor quer nos usar com o pouco que nós temos; Ele quer que tenhamos corações dispostos a se envolver em Sua obra.
Sem receio, nem medo de ser visto com outros olhos pelas pessoas, nem nojo ou algo assim, e após iniciar a conversa, pergunte se ela já ouviu falar de Jesus; Independente da resposta for um sim ou um não, fale do amor que Ele tem por nós, apresente verdades da Bíblia (há casos em que sugiro 2 Coríntios 12:1-10, onde o que nos importa não é uma cura, um milagre ou algo assim, mas a graça do Senhor; Todavia, se o Senhor quiser, Ele cura sim! Para a glória dEle!), que Ele se importa com nós e que mesmo passando por tantos problemas aqui na terra, Ele voltará para buscar Seu povo e nos levará para o céu, onde não haverá tristeza, nem dor, nem nada de ruim; Que Ele morreu para nos dar vida e vida em abundância e que mesmo as pessoas aqui na terra não se importando com elas, ignorando-as, o Senhor vê tudo o que ela passa e a principal prova desse amor é o fato de Jesus morrer para nos dar vida.
O que te motivará a fazer isso por alguém será o amor de Deus em você. Então se disponha, deixe o Senhor te usar a fim de ajudar outras pessoas, pessoas essas que ao verem atitudes assim, passarão a pensar diferente, porque para elas, as pessoas possam ser todas iguais, mas agindo diferente e falando de Deus, demonstrando amor, elas verão que ainda existe esperança de uma nova vida com Cristo e o melhor: Para sempre! Digo isso, pois há pessoas doentes, com problemas expostos na pele, que pedem ajuda nas ruas, mas a maioria das pessoas não se importam e quando alguém se dispõe a conversar com ela, falando do amor e da graça de Jesus, sem se importar com a doença, com a sujeira ou seja lá com o que for, ela abre um sorriso por saber que elas são especiais e que há esperança! Isso é lindo! Jesus quer isso de nós. Não precisam ser palavras bonitas, nem que impressionem, apenas a simplicidade do amor que o Espírito Santo gera em nós e quer nos usar para espalhar ainda mais.
Para finalizar, ajude as pessoas com o que você tem. Se ela tiver fome, dê comida; Se tiver sede, dê água. Vamos pensar menos em nós mesmos, nas nossas prioridades e mais nas pessoas que estão precisando de amor, de conhecer Jesus, de ver mais que belas palavras e sim ações verdadeiras, cuja motivação é o amor. Outra coisa: Ore ao Senhor em favor das vidas que estão perecendo não só aqui no Brasil, como no mundo afora, com frio, sede, fome, sem ter onde dormir, precisando de amor. O Senhor é bom e nunca desampara nenhuma dessas pessoas mesmo que as circunstâncias tentam provar o contrário.
Deus te abençoe e que você seja usado(a) para abençoar outras vidas em nome do Senhor Jesus.